Meu fundecitrus

Comunicação

Manejo de pinta preta é tema do Fundecitrus Podcast

No 32º episódio do Fundecitrus Podcast, o jornalista Rodrigo Brandão recebeu o pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Júnior e o engenheiro-agrônomo Guilherme Rodriguez para uma conversa sobre manejo adequado da pinta preta, doença que impacta diretamente a qualidade da fruta e a produção das plantas.

Ao falar sobre o histórico da doença no Brasil, Silva detalhou o seu surgimento, no início dos anos 90. “A pinta preta foi relatada entre os anos de 92 e 93 na região de Limeira. Depois, foi se espalhando por todo o parque citrícola, pois naquela época não tínhamos viveiros protegidos como temos hoje. É provável que o patógeno tenha sido disseminado no setor por murtas produzidas a céu aberto. Hoje, a gente encontra a doença em praticamente todo o parque citrícola”, disse

 

Geraldo explicou, também, que com o avanço da doença, o conhecimento sobre o manejo também foi crescendo. “Nós aprendemos muito a lidar com essa praga, pois utilizávamos o manejo da África do Sul, que é um manejo de mesa. Hoje, temos um manejo estabelecido para frutas frescas e outro com menos pulverizações e menor volume de cauda para as frutas destinadas para a indústria, fazendo com que a gente consiga tolerar um pouco dos sintomas”, explicou.

O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez lembrou que a pinta preta é uma das principais doenças da citricultura paulista e mundial, sendo uma das principais causas de quedas de frutos no parque citrícola, afetando a comercialização da fruta. “A qualidade do suco não é afetada pela doença, já que é ela está na casca e afeta somente a superfície da fruta. O grande problema é a comercialização dessa planta, você não consegue mais comercializar essa fruta fresca, já que a qualidade estética dela foi comprometida. A gente sabe que o consumidor compra com os olhos, e a doença traz um problema para esse mercado”, comentou.

A conversa completa você encontra no Fundecitrus Podcast, disponível no nosso canal do YouTube em: https://www.youtube.com/watch?v=D1E9P4wWQYE

Ou nas plataformas de áudio em: https://pod.link/1618971312