Meu fundecitrus

Comunicação

Manejo correto do ácaro-da-falsa-ferrugem é fundamental para evitar danos

Manejo correto do ácaro-da-falsa-ferrugem é fator fundamental no combate à doença

O período de dezembro até junho é favorável ao ácaro-da-falsa-ferrugem, devido à condição climática de alta humidade relativa e altas temperaturas, fatores que favorecem muito o ciclo biológico da praga, exigindo atenção do citricultor para o controle da praga.

Daniel explica que estamos num momento de maior risco para a disseminação da doença. “É um período bastante crítico para o ácaro-da-falsa-ferrugem, que vai de dezembro até junho. Nesse período temos uma condição climática alta humidade relativa e altas temperaturas, fatores que favorece muito o ciclo biológico. Por isso o citricultor precisa ficar ainda mais atento”, comenta o professor.

Daniel Andrade, professor e pesquisador da Unesp Jaboticabal, explica que diante da possibilidade de maior incidência da praga, existem alguns pontos aos quais o citricultor precisa ficar mais atento. “Para o manejo do ácaro-da-falsa-ferrugem, três pontos são fundamentais: o monitoramento do ácaro para se manter a população baixa; a qualidade dos produtos que são utilizados; além da tecnologia de aplicação. Esse é o tripé do sucesso do manejo do ácaro”, afirma.

 

Danos causados pelo ácaro-da-falsa-ferrugem

As infestações do ácaro reduzem a capacidade fotossintética da planta, que provoca diminuição na produtividade do pomar.  

O ataque severo da praga em um pomar pode torná-lo economicamente inviável devido à queda de frutos, que pode variar de 5 a 20%, dependendo do nível de infestação.

Em laranjas, as cascas ficam mais espessas, fazendo com que percam o valor comercial tanto para consumo in natura como para indústria, pois causam danos às máquinas de extração. Além disso, as altas infestações provocam queda na quantidade de vitamina C, redução de peso e alteração no sabor.

Tags: