Meu fundecitrus

Comunicação

Manejo correto da falsa-ferrugem é tema do Fundecitrus Podcast

O ácaro-da-falsa-ferrugem foi o tema do 36° episódio do Fundecitrus Podcast. Na ocasião, o jornalista Rodrigo Brandão recebeu o professor e pesquisador Daniel Andrade, da Unesp Jaboticabal, e o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto.

Daniel Andrade explicou que o ácaro-da-falsa-ferrugem ocorre durante o ano todo, porém atinge as maiores populações entre os meses de dezembro e junho, exigindo especial atenção do citricultor. “Eu sempre ressalto que o ácaro-da-falsa-ferrugem é uma praga-chave da citricultura, ela ocorre todos os anos, nesse período entre dezembro até o meio do ano, nos meses de junho e julho, temos uma maior incidência, principalmente em nosso parque citrícola, pois temos um clima muito favorável, com muita chuva e temperatura alta”, comentou o professor.

Durante a conversa, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto ressaltou a importância de se fazer o manejo correto da praga, que inclui a inspeção e utilização de produtos adequados. “Para efeito de comparação, o ciclo do psilídeo demora 15 dias, o ácaro-da-falsa-ferrugem pode chegar a sete dias. Se você tem uma inspeção que não é muito bem feita no pomar, se o inspetor faz a inspeção a cada 15 dias, se ele comete um erro, ou se ainda faz aplicação a cada 30 dias, quantos ciclos do ácaro ele vai ter no pomar? Essa é a grande dificuldade do manejo da falsa-ferrugem, é muito rápido o ciclo, se você errou, pode ter muitos problemas pra frente”, destacou Tomaseto.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo o Fundecitrus Podcast, que está disponível no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.

Tags: