Maior sistema de monitoramento do psilídeo no mundo, Alerta Fitossanitário do Fundecitrus auxilia no manejo regional do greening
O Alerta Fitossanitário, ferramenta gratuita desenvolvida pelo Fundecitrus, auxilia os citricultores no manejo regional do greening, a doença mais grave da citricultura mundial, por meio do acompanhamento da população do psilídeo, inseto transmissor da doença.
Conhecer os momentos de aumento populacional do psilídeo permite que o manejo seja mais assertivo, otimizando aplicações. E o controle regional, realizado em várias propriedades vizinhas ao mesmo tempo, reduz a migração do inseto entre os pomares de uma mesma região.
Mais de 31 mil armadilhas monitorando 285 mil hectares
Criado em 2009 e modernizado em 2013, é o maior sistema de monitoramento do psilídeo do mundo. Ele mede a variação populacional do inseto por meio de armadilhas adesivas amarelas (cor atrativa ao inseto) georreferenciadas distribuídas pelo cinturão citrícola e pela presença de brotações (locais de preferência para alimentação e reprodução).
Os citricultores fazem a análise dessas armadilhas e inserem os dados no sistema, que compila as informações e cria relatórios quinzenais. Atualmente, a ferramenta monitora 285 mil hectares de citros em 172 municípios em todo o estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.
“Quando o sistema registra alta população do inseto, alertas são enviados aos citricultores para que medidas de manejo sejam adotadas de forma conjunta e coordenada em uma mesma região, aumentando assim a eficiência do controle”, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Ivaldo Sala, responsável pela ferramenta.
Pela página do Alerta Fitossanitário no site do Fundecitrus, mapas mostram a situação da população do inseto em cada região por meio de cores que indicam se a população está baixa, média, alta ou extrema – sinalizando o ‘status’ atual de cada região em relação ao histórico da própria região e ao histórico de captura de toda a área abrangida pelo sistema. O trabalho para desenvolvimento dos mapas foi uma parceria com a Embrapa e os dados são atualizados quinzenalmente.
O Alerta Fitossanitário tem o apoio das Empresas Amigas do Citricultor (Albaugh, Bayer, Cocamar, FMC, Gowan, Ihara, Koppert, Sumitomo, Syngenta e UPL).
Para participar, o citricultor deve entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800-110-2155 ou diretamente com um dos agrônomos da instituição.
Tecnologias são aliadas no controle do greening
O Fundecitrus também disponibiliza outras tecnologias que auxiliam o citricultor no controle do greening e de outras pragas e doenças.
O Sistema de Gestão Fitossanitária, aliado ao Alerta Fitossanitário, gera relatórios, gráficos e mapas personalizados da propriedade, auxiliando na organização e administração de dados; o Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF) disponibiliza informações para cálculo de volume de calda nas pulverizações; o Sistema de Controle Externo do Greening (SICEG), sistema para o gerenciamento e acompanhamento das ações externas de manejo do greening; entre outras ferramentas disponíveis.