Inscrições para mestrado em controle de doenças e pragas dos citros vão até sexta
As inscrições para a turma 2013/2014 do mestrado profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros, oferecido pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), encerram em 5 de outubro. Clique aqui para saber mais sobre o curso e obter e ficha de inscrição.
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova, avaliação de currículo e histórico escolar, além de entrevista. Os interessados também deverão apresentar uma proposta de pesquisa.
Criado em 2009, o mestrado do Fundecitrus surgiu a partir da demanda do setor citrícola por profissionais mais capacitados a lidar com os problemas fitossanitários da cultura. O curso é voltado a engenheiros agrônomos e biólogos e tem aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).
O mestrado não tem custos para associados do Fundecitrus ou pessoas vinculadas a eles por laços familiares ou profissionais.
Curso
O mestrado oferece aulas teóricas e práticas em diversas disciplinas, que discutem conceitos de etiologia, epidemiologia e manejo das principais doenças dos citros.
Como requerimentos para titulação, os alunos realizam uma pesquisa ou estudo de caso. Assim, além de mais preparados, os profissionais disponibilizam ao setor, por meio de suas dissertações, importantes dados experimentais que servem de base para melhorias no manejo das doenças e pragas da citricultura.
Referência no setor citrícola pelos excelentes resultados obtidos, o curso já está em sua terceira turma, com 15 profissionais titulados e outros 39 sendo qualificados.
Mestrado profissional
O mestrado profissional é uma modalidade de curso de pós-graduação strictu sensu criada em 1998 pela Capes destinado, principalmente, a profissionais não ligados à área acadêmica, com ênfase na formação e qualificação de pessoal para atuar no setor produtivo.
As aulas terão início em janeiro de 2013. Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos no site www.fundecitrus.com.br ou pelo telefone 0800112155, ramal 3 - Departamento Científico.