Iniciativa Citricultura Sustentável completa um ano de incentivo à produção ambiental, social e economicamente responsável de alimentos
A iniciativa voluntária dos citricultores e indústrias de suco de laranja de São Paulo e Minas Gerais frente a preocupação com o desafio de produzir alimentos para a crescente população mundial de forma a preservar o meio ambiente, o Citricultura Sustentável, completa um ano hoje (21/03).
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é que até 2050 a população mundial chegará em 9,7 bilhões de pessoas. “Para lidarmos com esta demanda, o caminho é o desenvolvimento sustentável. E o Citricultura Sustentável busca justamente isso, incentivar a produção responsável de alimentos, equilibrando fatores sociais, econômicos e preservação ambiental”, explica o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin.
O setor citrícola já pratica a sustentabilidade de diversas formas. “O próprio Fundecitrus também já incorpora os pilares da sustentabilidade em todas as suas atividades e, com a iniciativa, foi possível amplificar os programas, projetos e ações da instituição, alcançando também os trabalhadores do campo”, explica Scapin.
Gerido pelo Comitê de Sustentabilidade do Fundecitrus, que elabora o planejamento e o cronograma de realização das ações, a iniciativa já consolidou parcerias com diversas instituições que compartilham dos mesmos valores.
“Neste um ano de iniciativa, por meio de um conjunto de ações e parcerias, difundimos boas práticas agrícolas, transferimos tecnologias e técnicas geradas pelas pesquisas para o combate às principais pragas e doenças que atacam os citros, além de levar o conceito de sustentabilidade aos citricultores do cinturão”, finaliza Scapin.
Saiba mais sobre a iniciativa: https://www.fundecitrus.com.br/citriculturasustentavel.