Importância do manejo correto da leprose é tema do Fundecitrus Podcast
A edição número 39 do Fundecitrus Podcast fala sobre o manejo da leprose dos citros. Para essa conversa, o jornalista Rodrigo Brandão recebeu o pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi e a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Jaqueline Della Vechia, que destacaram como o manejo correto é fundamental para o controle da doença e para evitar a ocorrência de resistência a acaricidas.
O pesquisador Renato Bassanezi afirmou que, por se tratar de um ácaro, o controle da leprose é primordialmente preventivo. Por isso, o citricultor precisa saber o momento certo para a aplicação de um acaricida, a fim de reduzir a população do ácaro. “É preciso fazer amostragens periódicas a cada sete ou 14 dias, no máximo, percorrendo sistematicamente todo o talhão e inspecionando cerca de 2% das plantas. Em cada planta, os pragueiros devem examinar os frutos com mais de dois centímetros de diâmetro, localizados interna e externamente, e na parte alta da planta. Em seguida, devem observar toda a superfície do fruto com uma lupa, buscando a presença do ácaro”, explicou.
Jaqueline Della Vechia comentou que o tempo para o aparecimento dos sintomas é um desafio no controle do ácaro. “Geralmente, após o monitoramento, o produtor encontra o ácaro e realiza a pulverização. Muitas vezes, os sintomas aparecem depois da aplicação do acaricida, levando o produtor a acreditar que o controle não foi efetivo. Na verdade, a contaminação pode ter ocorrido antes da pulverização, daí a importância do monitoramento. Monitorar é crucial para saber o momento correto da aplicação e também para verificar se as aplicações têm sido efetivas”, ressaltou.
Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo o Fundecitrus Podcast, disponível no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.