ICC recebe mil participantes de 50 países
O primeiro dia do XIII Congresso Internacional de Citros, em Foz do Iguaçu/PR, contou com a presença de mil participantes de 50 países. No estande do Fundecitrus, passaram pesquisadores, estudantes e citricultores de diversos países como China, Egito, Turquia, Chile, México e Estados Unidos, interessados em conhecer a instituição e os trabalhos desenvolvidos.
A primeira palestra do Fundecitrus no evento foi realizada pelo pesquisador Marcelo Miranda, que abordou a influência do tamanho das brotações no controle químico de psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de HLB (huanglongbing/greening).
A pós-doutoranda Lourdes Carmona López também fez apresentação nesta segunda-feira. Ela falou sobre o efeito das baixas temperaturas no acúmulo de antocianinas, composto benéfico à saúde, na variedade de laranja sanguínea Moro.
No total, serão apresentados 16 trabalhos do Fundecitrus ao longo do Congresso em workshops, apresentações orais e pôsteres. Confira abaixo a programação das próximas palestras:
Terça-feira:
- (15h15) Geraldo Silva Junior – Sistema de previsão de podridão floral
- (16h15) Renato Beozzo Bassanezi – Pesquisas e estratégias para o controle de HLB no Brasil
Quinta-feira:
- (09h30) Leandro Peña: Estratégias de transgenia para o controle de HLB
- (16h15) Silvio Aparecido Lopes: Colonização de plantas com a bactéria de HLB
(Com colaboraçao da assessoria do ICC)