Meu fundecitrus

Comunicação

Greening: Expocitros 2024 tem tarde de palestras com pesquisadores do Fundecitrus

O greening foi tema central das palestras da tarde desta quinta-feira (6) na 49ª Expocitros/45ª Semana da Citricultura, em Cordeirópolis (SP). O levantamento anual da incidência da doença, feito pelo Fundecitrus, indica que a doença subiu de 24,42%, em 2022, para 38,06% em 2023 em todo cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro e exige, cada vez mais, medidas efetivas e conjuntas de todo o setor.

A primeira palestra “Evolução no controle do psilídeo nesses 20 anos” foi apresentada pelo pesquisador Marcelo Miranda, que traçou um panorama do desenvolvimento das medidas de manejo preconizadas para o manejo do inseto vetor e perspectivas para o futuro. “Conhecer todas as características do inseto e medidas que possam controlá-lo é muito importante diante da complexidade da doença”, explica Miranda.

Na sequência, subiu ao palco do auditório do Centro de Citricultura Sylvio Moreira o pós-doutorando da Esalq/USP no Fundecitrus, Fernando Semmelroth de Assunção e Amaral. O pesquisador ampliou a discussão sobre greening com a palestra “Atualizações sobre a resistência do psilídeo a inseticidas no cinturão citrícola”. Desde o ano passado, a citricultura vem enfrentando casos de resistência do psilídeo a determinados grupos químicos de inseticidas, como os piretroides, neonicotinoides e organofosforados.

“A partir de trabalhos com populações resistentes a esses três grupos químicos, está sendo possível estudar e entender melhor como manejar com esses insetos resistentes no campo. Alguns experimentos têm mostrado a presença ou não de resistência cruzada com outros inseticidas que também estão sendo utilizados no manejo. Isso ajuda a fortalecer a estratégia mais importante para o manejo da resistência, que é a rotação de inseticidas com diferentes modos de ação”, diz Amaral.

Reguladores vegetais

Encerrando a tarde de encontros, o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau apresentou a palestra “Reguladores vegetais para a redução da queda prematura de frutos em laranjeiras afetadas por HLB”, que mostrou os estudos que vem se desenvolvendo para o benefício do setor, diante do aumento da incidência do greening. “Esses reguladores vêm sendo usados de forma intensa em pomares doentes nos EUA e, em alguns casos, há resultados interessantes. É um grande interesse para a nossa citricultura os avanços desses estudos para o desenvolvimento de técnicas para a redução dos impactos do greening”, explica Behlau. O pesquisador reforçou que, mesmo com os avanços das pesquisas, medidas que previnem a ocorrência da doença, como o controle do psilídeo com frequência, qualidade de aplicação, rotação dos modos de ação, inspeção de pomares e eliminação de plantas doentes, ainda são necessárias.

Programação do Fundecitrus

Na sexta-feira (7), último dia da feira, o engenheiro-agrônomo Fundecitrus e coordenador do departamento de Transferência de Tecnologia, Ivaldo Sala, abordará o desenvolvimento do greening com a palestra “Fatores determinantes na evolução do HLB nas diferentes regiões e ações do Fundecitrus para o enfrentamento da doença”. Ivaldo Sala apresenta o tema às 8h30, no auditório da feira.