Greening é tema de encontros com citricultores de Reginópolis (SP) e Avaí (SP)
Nesta semana, o Fundecitrus se reuniu com produtores de citros de duas regiões do cinturão citrícola para discussão sobre greening e estratégias de manejo.
Os encontros foram conduzidos pelo engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento, que levou informações sobre o Alerta Psilídeo, uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Fundecitrus para auxiliar o citricultor no controle da população do inseto. Apresentou, também, as ações externas realizadas durante o ano e um panorama dos psilídeos capturados nas microrregiões, além de definir estratégias de combate ao greening para os próximos meses.
Na quarta-feira (4), a reunião aconteceu na Biblioteca Municipal de Reginópolis (SP). Participaram produtores, agentes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Prefeitura do município.
Já na quinta-feira (5), o encontro foi na Câmara Municipal de Avaí (SP) e contou com a participação de citricultores da região e da engenheira-agrônoma da Prefeitura de Avaí, Renata Oliveira da Silva.
De acordo com o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus, os citricultores estão renovando os pomares de citros, e essas duas cidades estão localizadas na região de Duartina, que registrou 63,93% de incidência da doença. Por isso, o citricultor deve redobrar a atenção no monitoramento do psilídeo e utilizar o alerta Alerta Psilídeo para auxiliar nas capturas. “Durante as reuniões, abordei com os citricultores a importância do manejo conjunto e as estratégias adequadas para conter a população de psilídeos na próxima safra. A recomendação é rotacionar os produtos para evitar a seleção de indivíduos resistentes às aplicações de um determinado inseticida”, afirma.