Greening é tema de encontro com citricultores, em Minduri (MG)
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto realizou, nesta quinta-feira (21), palestra para os citricultores da cidade de Minduri (MG).
Cerca de 35 produtores e profissionais do setor participaram da palestra, que abordou as principais estratégias de manejo para combater o greening e o controle adequado do psilídeo.
De acordo com o agrônomo, Minduri tem baixa incidência de greening. No entanto, as propriedades registraram um aumento significativo de psilídeo capturado por armadilhas nos últimos meses, causando preocupação aos produtores de citros. “Nas regiões com baixa incidência de greening, é preciso reduzir as fontes de inóculos. Os citricultores precisam ser rigorosos com o monitoramento do psilídeo nos pomares, erradicar plantas doentes e identificar os sintomas da doença com rapidez, afirma.
Tomaseto reforça que a união dos produtores é fundamental para o controle da doença. “Precisamos da união de todos os citricultores. Além disso, também é preciso fazer o controle externo em quintais e áreas urbanas, ações importantes que ajudam a manter a doença em níveis baixos”, comenta.
O evento foi realizado pelas empresas Simonetti Citrus e Taki Agro.