Meu fundecitrus

Comunicação

Greening é tema de encontro com citricultores em Guairaçá

O pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi realizou, nesta quinta-feira (22), uma palestra para citricultores no município de Guairaçá, no Paraná, que abordou a situação do greening e as estratégias necessárias para controlar o aumento da doença no estado.

A reunião foi organizada pela Cocamar - Cooperativa Agroindustrial, e contou com a participação de 110 citricultores cooperados, engenheiros-agrônomos e profissionais do setor que atuam na citricultura.

De acordo com o especialista, o avanço rápido da doença nos pomares de Paranavaí, cidade vizinha e uma das principais cadeias produtivas de laranja, motivou a mobilização dos citricultores e do poder público para uma campanha de conscientização sobre a doença. “A cidade é um dos polos da citricultura. Por isso, os produtores estão preocupados com o aumento da população de psilídeo e do greening nos pomares da região. A palestra levou informações para que eles consigam melhorar as ações de controle e conter o avanço da doença”, explica.

Hoje, sexta-feira (23), no período da manhã, o pesquisador visitou pomares da região, tirou dúvidas dos produtores e levou informações para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o greening. Na parte da tarde, ainda, o pesquisador vai participar de uma reunião com um grupo de produtores para discutir ações coletivas para o manejo da doença.

O greening é uma ameaça no estado, pois muitos empregos estão vinculados ao setor citrícola. Os municípios do Noroeste do Paraná têm a citricultura como uma das principais atividades econômicas.

 

Tags: