Greening é tema de ação de conscientização em escola de Aguaí (SP)
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto realizou, na última sexta-feira (24), palestras de conscientização sobre a importância da citricultura na Escola Estadual José Theodoro de Moraes, em Aguaí (SP).
No período da manhã participaram 100 alunos do ensino fundamental e, no período da tarde, 50 alunos do ensino médio.
O objetivo das palestras foi alertar sobre a alta incidência de greening na região e as medidas de manejo para evitar o avanço da doença. Aguaí está entre os dez maiores municípios produtores de laranja do estado, movimenta a economia e emprega muitas pessoas da região. Por isso, a citricultura tem grande importância para os moradores e produtores de citros.
“Precisamos da união de toda a população, autoridades e citricultores para conter o aumento da doença, e a informação correta é uma ferramenta fundamental para isso. Por isso, essa ação é feita também nas escolas, pois muitos alunos possuem plantas de citros em suas residências e podem ajudar na substituição dessas árvores”, explica Tomaseto.
Após a palestra, os estudantes ganharam laranjas que foram doadas por um produtor de citros da cidade.
A ação realizada na escola é continuidade de um projeto iniciado na cidade em janeiro de 2023, em parceria com a prefeitura, após os profissionais do Fundecitrus terem realizado uma avaliação e constatado que nas áreas urbanas da cidade existem diversas plantas de murta (dama-da-noite) e de citros (limão e laranja), que são atrativas ao psilídeo, inseto vetor do greening, e contribuem para a sua disseminação. A orientação é para os moradores façam substituição dessas árvores em seus quintais por outras árvores frutíferas.