Greening deve afetar 14% das plantas de São Paulo
O greening (Huanglongbing/HLB), doença mais destrutiva dos citros no Brasil, deve atingir 14% das plantas de laranja do estado de São Paulo este ano, alerta estimativa feita pelo Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus.
O número é uma projeção feita pela instituição, baseada nos levantamentos de anos anteriores. Em 2012, o levantamento amostral feito nas propriedades de citros do estado mostrou que a doença estava presente em 64% dos pomares do Estado e em 6,9% das plantas.
Fundamentado nestes números do levantamento, um modelo matemático aplicado pelo Fundecitrus estima que se a doença não for controlada chegue a 14% das plantas em 2014, podendo atingir 19% das plantas em 2015.
De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), 34 milhões de plantas com HLB foram eliminadas no estado de São Paulo desde 2004.
Segundo o pesquisador do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi, para reduzir o progresso do greening é necessário que o produtor remova as plantas doentes, participe do alerta fitossanitário do Fundecitrus e realize o monitoramento e controle do inseto vetor de maneira conjunta com os vizinhos da sua propriedade. "É importante que o citricultor atue dentro e fora do seu pomar, de maneira coletiva e regional", diz.