Meu fundecitrus

Comunicação

Governo do Paraná promove encontro sobre greening com citricultores

O pesquisador científico do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi irá participar de um encontro com citricultores paranaenses, nesta sexta-feira (14), em Paranavaí (PR), para discutir formas de prevenir o greening (HLB). O evento é promovido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Instituto Emater, vinculados à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), com apoio do Fundecitrus e cooperativas de produtores.

 O objetivo é conscientizar os citricultores sobre a necessidade urgente de desenvolverem um trabalho conjunto com mais eficácia para a prevenção do greening. Bassanezi irá falar a respeito de monitoramento de psilídeo e manejo nutricional.

 Baseados nas experiências dos citricultores do estado de São Paulo, os produtores paranaenses estão em busca de alternativas para conter o greening.  Segundo o fiscal da Adapar, engenheiro agrônomo José Croce Filho, que coordena o Programa Estadual de Sanidade da Citricultura, o sistemático trabalho preventivo realizado em conjunto pelos produtores é a única forma de reduzir a ação do psilídeo, inseto vetor que dissemina a doença, inoculando uma bactéria. “Quando todos fazem a pulverização ao mesmo tempo, de uma forma bem organizada, as chances de controlar o inseto são maiores”, acrescenta Croce. Os eventos vão enfatizar a importância da necessidade de erradicação de plantas em pomares infectados e que contribuem para a propagação da doença.

O greening já está presente em pelo menos 2% dos pomares da região noroeste do Paraná, segundo avaliação da Cocamar, que estima em 4% a intensidade da doença nos pomares citrícolas no norte do Estado.

O encontro de Paranavaí ocorre a partir das 9h, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. Também será realizada uma reunião em Londrina, em 20 de junho, com o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda. 

Tags: