Fundecitrus vai a Brotas para orientar sobre doenças fúngicas e greening
Os citricultores de Brotas têm a oportunidade de se atualizar sobre doenças fúngicas Pinta Preta e a Podridão Floral (também chamada de Estrelinha) e o monitoramento do psilídeo, inseto transmissor do Greening. O evento promovido pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) acontece nesta terça-feira (7/8), às 19h30, no restaurante Santa Gula (Rua Ernesto Marinelli, 284 - Centro), em Brotas.
Na primeira palestra da noite, o pesquisador Geraldo José da Silva Junior conversa com os produtores sobre como efetuar o controle de doenças fúngicas sem o uso do carbendazim,– fungicida que foi retirado da lista PIC (Produção Integrada de Citros) em janeiro deste ano, após resíduos do defensivo terem sido encontrados no suco de laranja brasileiro, fato que impediu a entrada da bebida nos Estados Unidos.
Em seguida, o pesquisador Fábio Luis dos Santos ministra palestra sobre a identificação e controle do psilídeo – o Greening é transmitido a partir do contato entre o inseto contaminado e a planta. “Ao abordar a importância do monitoramento do psilídeo, o Departamento de Pesquisa do Fundecitrus pretende conscientizar o produtor de que a iniciativa é mais uma ferramenta no manejo do Greening”, afirma o pesquisador.
O evento é gratuito e voltado para citricultores, engenheiros agrônomos, consultores, funcionários de pomar e interessados.