Fundecitrus tem papel de destaque no Congresso Internacional de Citros
Brasil teve participação importante no maior evento de pesquisa de citros deste ano
Pesquisadores do Fundecitrus apresentaram a evolução das pesquisas no 12º International Citrus Congress, realizado em Valencia, na Espanha, de 18 a 23 de novembro, que contou com mais de 1.200 pessoas de 56 países. Foi o principal evento de pesquisa de citros deste ano.
O Brasil teve participação importante. Cerca de 50 brasileiros, entre produtores, pesquisadores e consultores, estiveram presentes, formando a maior delegação estrangeira do evento. A presença brasileira também foi grande com apresentações de dezenas de trabalhos de universidades e institutos de pesquisa dos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Minas Gerais.
O Fundecitrus teve 11 participações no congresso, com palestras e apresentações orais e em painéis. Entre elas, uma das palestras principais do evento, feita pelo gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Antonio Juliano Ayres, sobre a experiência do controle do greening no Brasil. Pesquisadores da instituição mostraram resultados de projetos de greening e pinta preta.
Este ano, o Congresso foi realizado pelo Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA), um dos parceiros de pesquisa do Fundecitrus, que foi um dos patrocinadores do evento. A próxima edição ocorre no Brasil, em 2016, com organização do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). O Fundecitrus ficará responsável por algumas visitas técnicas.