Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus se reúne com pesquisadores da Flórida para atualização sobre estratégias de enfrentamento do greening

O Fundecitrus se reuniu, na semana passada, na Flórida (EUA), com pesquisadores do setor para discutir as estratégias que estão sendo utilizadas para amenizar o impacto do greening no estado americano, onde a doença acomete quase todas as plantas. O pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau visitou pomares com experimentos em desenvolvimento e representou a instituição em importantes encontros em três cidades.

Behlau se encontrou com a pesquisadora Tripti Vashisth, do Citrus Research and Education Center (CREC), da Universidade da Flórida, em Lake Alfred; com Ute Albrecht e Fernando Alferes, do Southwest Florida Research and Education Center (SWFREC), em Immokalee; Jim Graham, do Citrus Reserch and Develpment Foundation (CRDF), e Swadesh Santra, da Universidade Central Flórida, em Orlando, além de produtores e técnicos do setor. Os principais temas discutidos entre os pesquisadores foram a injeção do antibiótico oxitetraciclina (OTC) e a utilização de reguladores vegetais, com destaque para o ácido giberélico, para minimizar o impacto da doença nos pomares.

Manejo nos EUA

Diante do avanço da doença na Flórida e de respostas aos tratamentos, os antibióticos associados a reguladores vegetais em diferentes momentos do desenvolvimento das plantas vêm sendo cada vez mais utilizados por citricultores. Outras estratégias também estão sendo avaliadas com maior profundidade, como aplicações de outros reguladores como o brassinosteroides, citocininas e compostos nutriconais à base de zinco. Apesar de do potencial já demostrado na redução da queda prematura de frutos em plantas afetadas, o regulador 2,4-D vem sendo usado com menor intensidade devido ao riso de fitotoxicidade aos plantios de hortaliças presentes nos areadores de pomares.

Também têm crescido na Flórida a utilização do IPC (Indivual Protecion Couver), um tipo de proteção com telas que cobre individualmnente as plantas desde o plantio até o segundo ou terceiro ano. Essa medida não só promove maior conforto térmico às plantas e protege contra ocorência de contaminações múltiplas, mas também previne danos causados pelo psilídeo. “Os pomares na Flórida têm sofrido danos diretos devido às altas populações do psilídeo. Ao se alimentarem nas brotações, provocam encarquilhamento das folhas, deixando-as plantas menores e ainda mais debilitadas”, finaliza.

A integração das medidas com respostas positivas em pomares em implantação ou jovens, menos afetados, é o foco atual das pesquisas por lá. “Com a constatação do benefício de algumas medidas em pomares mais velhos e severamente afetados, os esforços, agora, estão concentrados na utilização de IPC em plantas com 2/3 anos, seguido de injeção de OTC e aplicação foliar de ácido gibélico para amenizar os efeitos negativos da doença e promover o desenvolvimento dos pomares”, explica Behlau.

De acordo o pesquisador, os impactos proporcionados pela utilização dessas combinações em plantas altamente contaminadas chamam a atenção, porém outros fatores também devem ser observados e considerados do ponto de vista econômico. “Quando analisamos esses avanços, precisamos considerar, também, aspectos que são muito importantes, como os impactos econômicos. As melhoras que são observadas utilizando esses tratamentos, infelizmente, ainda não são suficientes para atingir o padrão de qualidade que a citricultura precisa, especialmente com relação à capacidade de produção desses pomares e, por consequência, à rentabilidade esperada para cobrir os custos de tratamento”, avalia.

Seminários

Durante a visita, Behlau também foi convidado a compartilhar informações sobre o enfrentamento da doença no Brasil e os resultados das pesquisas conduzidas pelo Fundecitrus em dois seminários realizados em Lake Alfred e Immokalee. No primeiro encontro, Behlau tratou da previsão da safra de laranja para 2024 e os impactos do greening no cinturão citrícola. No segundo, o tema apresentado abordou os reguladores de crescimento de plantas para reduzir a queda prematura de frutos em laranjeiras afetadas por greening e cancro cítrico.

Tags: