Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus se reúne com entidades no MS para ampliar atuação na citricultura   

O Fundecitrus se reuniu, nesta terça-feira (19), com representantes da Cooperativa Agrícola de Campo Grande (Coop-Grande), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) para discutir o avanço da citricultura no estado e apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição em benefício da sustentabilidade do setor. O encontro foi realizado na sede da Coop-Grande, em Campo Grande.

Durante o encontro, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Murilo Piccin reforçou a necessidade de ampliação do apoio das propriedades citrícolas da região ao sistema Alerta Psilídeo, ferramenta criada pelo Fundecitrus que auxilia os citricultores no manejo regional do greening. A adesão ao sistema, que é gratuito, é fundamental para balizar o manejo do psilídeo, ainda mais em áreas de expansão da citricultura. “A citricultura vive um momento de expansão do seu cinturão citrícola e, por isso, controlar de forma adequada a incidência do psilídeo é fundamental para o bom manejo dessas áreas novas. Começar a fazer o que é correto, desde o início, quanto há pomares em formação é muito importante. Por isso, precisamos ampliar a adesão de novas propriedades com a instalação e o monitoramento periódico das armadilhas de psilídeo”, explica.

O Alerta Psilídeo organiza as informações sobre a população do psilídeo, transmissor da doença, e da presença de brotações nas propriedades e nas regiões monitoradas. Esse serviço permite que os produtores identifiquem os locais e momentos críticos de ocorrência do psilídeo e tomem decisões mais precisas para o controle conjunto e regional do inseto.    

Tags: