Fundecitrus se reúne com citricultores de Sud Mennucci (SP) e define estratégias de combate ao greening
O Fundecitrus se reuniu com citricultores da região de Sud Mennucci (SP) para discutir estratégias de combate ao greening e definir um plano de manejo regional, na semana passada. Esse foi o primeiro encontro com o grupo de seis produtores de laranja e limão que representa grande parte da citricultura da região.
Durante a palestra, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Eder José Cardoso orientou sobre a adoção de práticas que tenham melhor resultado e falou sobre o tripé de manejo, que consiste no plantio de mudas sadias, eliminação de plantas doentes e controle do psilídeo. “O controle do greening deve ser feito de forma rigorosa, com ações dentro e fora da propriedade e com o suporte do Alerta Fitossanitário, importante ferramenta que auxilia o produtor a monitorar a população de psilídeo”, afirma.
O agrônomo também reforçou a importância do trabalho conjunto entre os produtores. “A citricultura tem grande representatividade nessa região. Para que a incidência de greening continue baixa nessas fazendas, precisamos da união de todos os produtores. O manejo regional é fundamental para impedir que o inseto migre de uma propriedade para outra durante a pulverização”, conclui Cardoso.
O Fundecitrus vai realizar, ao longo deste ano, um trabalho de ação externa de combate ao greening e conscientização na região de Sud Mennucci.