Fundecitrus recebe visita de representantes de agroindústria argentina
Na semana passada, o Fundecitrus recebeu a visita de representantes da empresa Ledesma, da Argentina, que tem a citricultura como um dos seus principais setores de atuação no país. Os visitantes conheceram os laboratórios do Fundecitrus e o trabalho realizado pela instituição para mitigar a incidência de greening no cinturão citrícola.
“O HLB é uma doença incipiente em algumas regiões da Argentina que requer atenção do setor para o manejo adequado do psilídeo. Neste encontro, pudemos trocar informações importantes sobre os impactos que a doença pode causar e como estamos trabalhando para mitigá-los nos pomares brasileiros”, diz Guilherme Rodriguez, engenheiro-agrônomo e supervisor de projetos do Fundecitrus.
Nas províncias de Jujuy e Salta, a Ledesma destina mais de 3 mil hectares à produção de laranjas, toranjas e limões para processamento, comercialização e extração de óleos essenciais. Nessas províncias, segundo o gerente de produção da empresa, Hernán González Navarro, o greening ainda não foi identificado, embora o psilídeo esteja presente nos pomares.
A visita ao Fundecitrus foi fundamental para conhecer melhor os mecanismos de controle de insetos e poder trabalhar de forma preventiva e estratégica. “Foi muito valioso para nós visitarmos o Fundecitrus e poder ouvir e consultar seus especialistas em HLB, que são os mais reconhecidos na área. Sem dúvida, considero que o Fundecitrus é uma instituição líder mundial no setor e os resultados das suas pesquisas são acompanhados de perto por aqueles que estão preocupados com esta grave doença e confiam no sucesso final do seu trabalho”, explica Navarro.