Fundecitrus recebe pesquisadoras da Espanha
As pesquisadoras Berta Alquezar Garcia e Ana Rodriguez Baixauli estão fazendo um intercâmbio entre Brasil e Espanha em função de uma parceria entre Fundecitrus e o Instituto Valenciano de Investigações Agrárias (IVIA), sediado em Valência, na Espanha. Essa união já dura três anos e tem como finalidade desenvolver estratégias biotecnológicas para o controle e manejo das principais doenças dos citros: HLB (Huanglongbing/greening), pinta preta e cancro cítrico.
Coordenadas pelo pesquisador Leandro Penha, as pesquisadoras são responsáveis pelas pesquisas preliminares que são realizadas em Valencia. Em seguida, os resultados chegam a Araraquara para que os pesquisadores do Fundecitrus deem continuidade.
A integração entre as equipes do IVIA e do Fundecitrus em Araraquara tem o período de dois meses e encerra-se no próximo dia 28 de novembro.
Em novembro de 2012, a pesquisadora do Fundecitrus Viviane Vieira Marques esteve na Espanha acompanhando as pesquisas realizadas no IVIA. Em sua estadia de 40 dias, ela conheceu os procedimentos e teve contato com os envolvidos nos estudos, além de aplicar seus conhecimentos para auxilia-los nos projetos.