Fundecitrus recebe a visita de técnicos da Secretaria de Agricultura de São Paulo para mais um treinamento do Projeto Citrus SP Sustentável
Parceria entre Fundecitrus e SAA promove capacitação de técnicos para atuação no campo
Na última quarta-feira (18), o Fundecitrus recebeu a visita de 30 integrantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) para um treinamento técnico previsto no Projeto Citrus SP Sustentável.
A visita foi acompanhada pelo coordenador da equipe de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala, e pelos engenheiros agrônomos do Fundecitrus Arthur Tomaseto e Guilherme Rodriguez, que promoveram um treinamento sobre pragas e doenças dos citros, que foi concluído com uma aula prática no campo.
A capacitação de profissionais é um dos pontos previstos no plano de trabalho do projeto, que contempla uma série de projetos educativos dos técnicos da SAA que atuarão no campo, visando o controle das pragas e doenças que atingem os citros, com destaque para o greening. “Hoje, vimos na prática o que aprendemos nas aulas teóricas ministradas pelo Fundecitrus e que vamos levar para o campo. Já estamos nos organizando e fazendo alguns projetos locais e regionais para fazer a nossa transferência para o citricultor”, conta o Assistente de Planejamento da CATI, Juliano Quarteroli.
Levar conhecimento para o produtor é fundamental para contribuir com uma citricultura cada vez mais sustentável, defende o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez. “Essa parceria entre o Fundecitrus e a SAA é muito importante. Estamos unidos pelo mesmo objetivo, combater o greening. Por isso, precisamos levar capacitação para auxiliar os produtores. Essa é a missão do Fundecitrus, levar tecnologia prática para o produtor aplicar no dia a dia no campo”, comenta.
Além da capacitação continuada dos profissionais participantes do Projeto Citrus SP Sustentável, serão desenvolvidas ações em municípios estratégicos em que a CATI atua através de palestras, visitas técnicas, cadastramentos, diagnósticos e formação de grupos de citricultores, visando incentivar o controle do greening.