Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus recebe a visita de representantes da IAGRO de Mato Grosso do Sul

O Fundecitrus recebeu, nesta semana, a visita de representantes da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO).  

Cerca de 20 profissionais receberam treinamento teórico e puderam ampliar o conhecimento sobre as importantes pragas e doenças dos citros, como greening e cancro cítrico, além de conheceram o trabalho da instituição e os laboratórios de pesquisas. 

De acordo com o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez, o Mato Grosso do Sul tem sido um dos locais onde os produtores tem buscado oportunidades para implantação de pomares de citros. “Essa visita é continuidade de uma parceria que começou há alguns anos quando estivemos no Estado e levamos informações sobre o controle do greening e outras doenças. O Mato Grosso do Sul tem greenning, mas a incidência da doença é baixa. Por isso, os participantes vieram se capacitar com informações atualizadas, para que a disseminação da doença seja contida desde o início”, comenta Rodriguez.

Para a engenheira-agrônoma e gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da IAGRO, Glaucy Ortiz, receber informações técnicas e atualizadas ajudam na prevenção e controle do greening no Estado. “Devido à crescente demanda por áreas de plantio de laranja no Mato Grosso do Sul, a parceria com o Fundecitrus tem sido fundamental para o desenvolvimento das ações de defesa sanitária vegetal. Receber o suporte técnico e científico dos agrônomos e pesquisadores de uma importante instituição de pesquisa e representante da citricultura, fortalece as medidas de prevenção e controle do greening que devem ser implementadas, e todo esse conhecimento é um ganho para todo o Estado”, explica.

Além da parte teórica, os visitantes receberam treinamento prático nos pomares comercias de citros da região. 

Tags: