Fundecitrus recebe a visita de alunos da escola Estadual Dr. João Pires de Camargo
Na última semana, o Fundecitrus recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Dr. João Pires de Camargo, de Araraquara (SP), para conhecer um pouco mais sobre a atuação da instituição, sobre a citricultura e, especialmente, a estrutura de laboratório do Fundecitrus.
Os visitantes assistiram a uma apresentação institucional, aprenderam sobre a citricultura, o greening e, em seguida, visitaram o Laboratório de Diagnóstico, onde aprenderam sobre os cuidados necessários durante uma pesquisa e acompanharam o passo a passo de como é feito um teste de PCR, usado na análise para detecção de greening, processo similar ao teste de DNA que aprendem na escola, na disciplina de Ciências.
Os 19 alunos dos 8° e 9° anos estavam acompanhados do professor de Matemática, Cleber Hilário dos Santos, e da professora de Ciências, Gisele Lopes Braga que, inclusive, desenvolveu seu mestrado pela Unesp no Fundecitrus.
A professora conta que a escola não possui laboratório para aulas práticas. Por isso, surgiu a ideia de trazê-los para conhecer o Fundecitrus e desenvolver o projeto intitulado “Como descobrir se uma planta está com greening”.
“Além da disciplina de Ciências, os alunos têm aula de CSI, uma disciplina montada pelos professores para contemplar o projeto de vida deles no futuro, como profissão e expectativas. Pensamos em abordar a extração de DNA para incentivar a parte científica e os caminhos que precisam ser trilhados para realizar esse projeto de vida. No entanto, a falta de um laboratório dificulta as aulas práticas, e o Fundecitrus nos ajudou a realizar o projeto. Essa visita foi muito importante para sairmos do ambiente da sala de aula e presenciar, na prática, a física, química, matemática e o quanto essas disciplinas estão inseridas no cotidiano deles”, explica Gisele.
De acordo com o pesquisador do Fundecitrus e responsável pelo Laboratório de Diagnóstico, Nelson Wulff, umas das missões do Fundecitrus é levar informação aos citricultores e, dessa maneira, atingir também os jovens em formação. “Foi uma ótima experiência receber os alunos em nossa instituição. Eles puderam entender que todo conhecimento adquirido em sala de aula é muito importante para a profissão que vai ser escolhida no futuro, e essas iniciativas ajudam a despertar o interesse. Além disso, eles aprenderam sobre a importância e como o greening afeta negativamente a citricultura”, conta Wulff.
O aluno do 8° ano Enzo Sanches disse que essa é segunda vez que ele visita o Fundecitrus, e que estudou para entender mais sobre o greening. “Foi muito bom visitar o Fundecitrus, aprender mais sobre a principal doença da citricultura e, principalmente, como é feito o teste de DNA nas plantas. Essa é uma área que tenho interesse em aprender quando crescer”, conta o aluno.