Fundecitrus realiza reunião com produtores de Goiás
O Fundecitrus realizou, nesta semana, dois dias de visitas a citricultores de Goiás, com o objetivo de reforçar a necessidade de monitorar a presença do psilídeo no estado.
Na segunda-feira (29), o encontro foi com 21 produtores na Fazenda Fundão, no município de Teresópolis. A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski de Souza falou sobre a importância do manejo de greening nos pomares goianos, já que a doença foi detectada no estado no dia 2 de julho deste ano.
Souza também explicou como deve ser feito o monitoramento do inseto, além das estratégias de intervalo de pulverização, inspeções de plantas contaminadas e manejo conjunto entre os produtores. "O atual momento da citricultura em Goiás exige atenção e união dos citricultores. É preciso monitorar a presença do inseto vetor e de fontes de greening para que a doença não se espalhe, já que o estado se enquadra hoje como área de expansão da citricultura", afirmou. Na terça-feira (30), o encontro foi com citricultores e profissionais do setor dos municípios de Alexânia e Itaberaí.