Fundecitrus realiza reunião com autoridades de Matão e define estratégias locais de combate ao greening
Nas últimas semanas, o Fundecitrus realizou reuniões com autoridades de Matão (SP). O objetivo dos encontros foi discutir sobre o início imediato das ações de conscientização de combate ao greening e redução das fontes de inóculo da doença no entorno das propriedades comerciais de citros, medidas que incluem parte das áreas urbanas da cidade.
Participaram das reuniões representantes da prefeitura de Matão, da Câmara Municipal de Vereadores e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Em virtude da importância da citricultura para a região e a urgência das ações para combater a doença, a proposta de trabalho foi apoiada em todas as instâncias pelas autoridades.
Serão realizadas ações de conscientização em parceria com a população, e a proposta é substituir plantas de citros e de murtas, conhecida como dama-da-noite, por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do psilídeo, inseto transmissor do greening, em áreas públicas de alguns bairros da cidade.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin conta que essas reuniões são importantes para estabelecer estratégias para início das ações. “Essas ações externas e conjuntas são fundamentais, pois essas plantas sem controle prejudicam o combate nas propriedades comerciais. Com o apoio das autoridades e ampliação deste trabalho, a população terá mais conhecimento sobre o prejuízo que a doença pode causar, colaborando com as ações”, explica.