Fundecitrus realiza palestras sobre cancro e manejo regional de greening, em Conchal
Palestra e é direcionada a citricultores, engenheiros agrônomos, consultores e funcionários de pomar
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) promove palestras de conscientização sobre manejo regional de greening e cancro cítrico em Conchal, nesta quinta-feira (23/8), às 19h30, no Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Nossa Senhora Aparecida, 260). O evento, gratuito, é voltado para citricultores, engenheiros agrônomos, consultores, funcionários de pomar e interessados.
O cientista Renato Beozzo Bassanezi irá ressaltar a importância do manejo regional no combate ao greening. Ele é o autor de uma pesquisa que mostrou que trabalho conjunto entre os produtores, é a melhor estratégia para manter o greening em baixos índices nos pomares.
O pesquisador explicará a importância do uso de três táticas para o controle da doença: plantio de mudas sadias, inspeção e eliminação de plantas doentes; e monitoramento e controle do psilídeo, inseto que transmite o greening. “Se adotar apenas uma das ações, o citricultor não conseguirá controlar a doença”, afirma.
Na outra palestra da noite, o pesquisador Franklin Behlau falará sobre os mitos e verdades relacionados ao cancro cítrico, uma das doenças mais graves da citricultura. O cientista, responsável por vários experimentos no Paraná, estado que convive com a doença, irá mostrar quais os caminhos para lidar com a doença.