Fundecitrus realiza palestras em universidades e encontro com citricultores
A equipe de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus realizou palestras em universidades e se reuniu com citricultores do cinturão citrícola na semana passada.
Na quarta-feira (9), a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski participou da XVI Semana Agronômica do Centro Universitário de Araxá - Uniaraxá e abordou o cultivo de citros e seus atuais desafios fitossanitários. “A citricultura está em desenvolvimento na região de Araxá, e muitos produtores pretendem instalar pomares nessas áreas. Por isso, é muito importante levar conhecimento aos alunos e futuros consultores. Apresentei aos participantes os pilares para controle e monitoramento do psilídeo e as principais ações de combate ao greening, maior desafio da citricultura”, explica.
Participaram cerca de 273 pessoas, sendo alunos do curso de agronomia e profissionais do setor.
Também na quarta-feira (9), a engenheira-agrônoma do Fundecitrus Jaqueline Della Vechia esteve na Universidade de Araraquara - Uniara e realizou palestra para 140 alunos do curso de Engenharia Agronômica sobre o manejo das principais pragas dos citros.
A agrônoma também se reuniu, na quinta-feira (10), com cerca de 10 produtores na Fazenda São Manoel, em Bariri (SP), região de Araraquara, com o objetivo de compartilhar informações atualizadas sobre as medidas de controle para o greening e definir estratégias de manejo que podem ser implantadas na região. “No caso de Bariri, cidade que apresenta baixa incidência de greening, o trabalho em conjunto com outros citricultores tem sido essencial para o sucesso do manejo. Levar conhecimento para os citricultores e futuros agrônomos contribui para uma citricultura mais produtiva”, diz.