Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus realiza palestra sobre greening na 26ª Feira Agropecuária de Pilar do Sul (SP)

No último sábado (29), o Fundecitrus realizou palestra na 26ª Feira Agropecuária de Pilar do Sul-FEAPS (SP) sobre manejo do greening e controle do psilídeo.

A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Renilza Silva explica que Pilar do Sul está localizada na região de Itapetininga, que tem 15,19% de incidência da doença. Por isso, é necessário que os produtores redobrem os cuidados para que esse número não aumente. “O greening é considerada a mais devastadora doença dos citros no mundo. É fundamental que os citricultores adotem medidas de controle conjuntas com os vizinhos para evitar o avanço”, destaca.

A secretária de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pilar do Sul, Sabrina Bueno Corrêa Rossi, participou da palestra e reforçou a importância da citricultura na região. Cerca de 50 produtores atuam no cultivo de laranjas e ponkan. "A citricultura é uma atividade essencial para a nossa cidade. No entanto, enfrentamos um grande desafio com o greening, doença que afeta diretamente a produtividade e qualidade das frutas. Um dos principais problemas é a presença de plantas de citros contaminadas em chácaras ou áreas sem manejo, que espalham a doença para os pomares comerciais. Seguimos buscando alternativas para apoiar os nossos citricultores", afirma a secretária.

A feira foi visitada por muitas pessoas da região, inclusive produtores rurais, técnicos, alunos e profissionais do setor.  

Tags: