Fundecitrus realiza palestra para técnicos da IAGRO, AGRAER, SEMADESC e SENAR, em Campo Grande (MS)
Nesta segunda-feira (18), o Fundecitrus realizou uma palestra para técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Campo Grande (MS).
O encontro aconteceu no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL), e reuniu cerca de 150 técnicos do setor agropecuário.
A palestra foi conduzida pelo técnico de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus Rafael Silvestre, que falou sobre as principais medidas de controle para prevenir o greening nas áreas de expansão no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de capacitar os técnicos para aprimorar a sanidade vegetal na produção de citros. “Apresentei aos participantes os cuidados importantes que devem ser seguidos no cultivo dos novos plantios e as ferramentas do Fundecitrus que auxiliam nesse trabalho. Mesmo com incidência baixa da doença, é importante redobrar a atenção, já que o estado idealiza projetos importantes para a citricultura. Além disso, a parceria entre os profissionais do setor, citricultores e secretarias estaduais é fundamental para que os pomares continuem saudáveis e em expansão”, afirma.
A citricultura está se consolidando no Mato Grosso do Sul como uma alternativa de grandes investimentos, gerando mais oportunidades de empregos no campo e diversificação da base agrícola. Para os próximos quatro anos, a previsão é de quase 30 mil hectares em projetos que envolvem a citricultura. Sendo assim, para que os pomares de citros cresçam livre da doença, o estado tem investido em conhecimento sobre a cultura dos citros, capacitando os técnicos do setor e intensificando a legislação sanitária de forma rigorosa junto aos citricultores e instituições.