Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus realiza curso sobre controle de cancro cítrico em Itajobi

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus realiza um curso sobre controle de cancro cítrico, em Itajobi, na próxima quinta-feira, 20 de março, a partir das 8h30.

O objetivo é capacitar citricultores, engenheiros agrônomos e administradores de propriedades produtoras de citros para a tomada de decisões sobre o combate à doença. No curso serão abordadas questões como a importância da doença, a situação atual da incidência no estado de São Paulo e no Brasil, a distribuição geográfica, o ciclo de contaminação, a influência do minador no citros na gravidade da infestação, sintomas, diagnose e as medidas de controle em áreas endêmicas e sob erradicação. Também haverá estudos de caso, práticas de identificação de sintomas e de testes do kit que permite o diagnóstico rápido no campo.

O Fundecitrus criou o treinamento em 2013 para apoiar o produtor na prevenção do cancro cítrico. No ano passado, foram realizados seis cursos na sede do Fundecitrus, em Araraquara, capacitando 152 pessoas.

O curso é gratuito. As vagas são limitadas. Clique aqui para fazer a inscrição que também pode ser feita pelo telefone 0800 112155.

Também serão realizados cursos em Votuporanga (27/03), Mococa (10/04), Ibitinga (24/04), Mogi Mirim (08/05), Avaré (22/05), Araraquara (19/08) e Lins (28/08).

O cancro cítrico atinge um número crescente de pomares nos últimos anos. Em 2012, a doença atingiu 1,39% de talhões do estado de São Paulo, segundo levantamento do Fundecitrus. Os relatórios de inspeções recebidos pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura, apontam que foram erradicadas 70,7 mil plantas contaminadas no segundo semestre de 2013.

Serviço:

Curso de controle estratégico de cancro cítrico

Data: 20 de março de 2014

Local: EMEF Inspetora Maria Aparecida Nelli – Rua Cincinato Braga, nº 360 – Itajobi/SP

Horário: 8h30