Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus promove palestra de conscientização sobre greening em escola de Aguaí (SP)

O Fundecitrus realizou, nesta sexta-feira (1°), palestra de conscientização sobre a importância da citricultura e os cuidados para evitar o avanço do grenning na escola Joaquim Giraldi, em Aguaí (SP).

Cerca de 390 alunos do ensino fundamental participaram da palestra no período da manhã e 240 no período da tarde, que abordou a importância da citricultura, as formas de manejo sustentável para o controle das pragas e doenças e o controle externo do greening.  

“O objetivo dessa ação é levar informações sobre a importância da citricultura para o município de Aguaí, e mostrar o poder destrutivo do greening na região. Muitas famílias dependem da citricultura, e as crianças são fundamentais para levar informações para os seus familiares”, explica o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto.

Essa ação na escola é a continuação de um projeto iniciado na cidade em janeiro de 2022, após os profissionais do Fundecitrus terem realizado uma avaliação na cidade e constatado que nas áreas urbanas da cidade existem diversas plantas ornamentais como a murta (dama-da-noite) e plantas de citros (limão e laranja) que são atrativas ao psilídeo, inseto vetor do greening, ampliando a disseminação do inseto transmissor da doença. Por isso, nos próximos dias, a equipe do Fundecitrus vai iniciar o trabalho de substituição dessas plantas por outras espécies frutíferas e ornamentais não hospedeiras do inseto. Essa ação é uma parceria entre o Fundecitrus, a prefeitura e os produtores da cidade.