Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus promove dia de campo em Tabatinga

O evento é gratuito e abertos a todos os interessados

A partir deste mês, o Fundecitrus realizará 10 edições do “Dia de Campo” em propriedades citrícolas do Estado de São Paulo. Os encontros abordarão a Tecnologia de Aplicação, com intuito de mostrar aos produtores como o controle químico de doenças e pragas pode ser feito com economia. O objetivo é levar conhecimentos sobre a forma e quantidade corretas a ser usada nos equipamentos agrícolas, de maneira econômica, evitando contaminação de outras áreas.

Estima-se que mais de 40% dos custos de produção de citros no Brasil estejam relacionados às práticas de pulverização para o controle de doenças e pragas. A má regulagem e falta de técnica para a operação de turbopulverizadores têm feito com que os produtores usem volumes cada vez maiores de inseticidas, elevando os custos de produção. O primeiro Dia de Campo será realizado no dia 23 de julho na cidade de Tabatinga (SP). Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

Os eventos, que serão divididos em atividades teóricas e práticas, reunirão engenheiros agrônomos do Fundecitrus para a discussão de temas como agitação e distribuição de calda, economia na aplicação, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e descarte de embalagens.

Antes da dinâmica no campo, os citricultores assistirão a uma palestra sobre  a importância de se adotar o manejo regional das pragas e doenças dos citros. “Vale lembrar que a equipe de conscientização do Fundecitrus está à disposição para ajudar na regulagem dos equipamentos de pulverização no dia a dia dos produtores”, destaca o gerente do Departamento Técnico da entidade, Cícero Augusto Massari.


Programação

08h30 - Inscrição e café da manhã
09h00 - Boas vindas 
09h10 - Palestra: "Manejo regional de pragas e doenças. A união vence o greening'
09h30 - Formação dos grupos e dinâmica no campo
09h40 - Estação 1 - Agitação da calda - técnicas para obter uma calda homogênea
10h00 - Estação 2  -Distribuição da calda - o produto aplicado de forma sem desperdício e contaminação do ambiente
10h20 - Estação 3 - Economia na aplicação - Como aplicar o produto certo, na hora certa, no lugar certo e na quantidade certa
10h40 - Estação 4 - EPIs e descarte de embalagem
11h00 - Almoço de confraternização
 
Confira o calendário:
23/07 – Tabatinga - Pesque-pague Almeida
30/07 – Palmeira D’ Oeste – Sítio Santo Antonio - Córrego da Laranjeira
13/08 – Casa Branca
27/08 – Potirendaba
10/09 – Leme 
24/09 – Tanabi
01/10 – Mogi-Mirim
22/10 – Olímpia 
05/11 – Paranapanema
26/11 – Borborema
Tags: