Fundecitrus promove Dia de Campo em Mogi-Miri
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realizará, em Mogi-Mirim (SP), o sétimo Dia de Campo na sexta-feira, dia 1 de outubro, Capela das Piteiras, a partir das 8h30. O evento tem como tema “Tecnologia de Aplicação” e o objetivo é mostrar aos produtores como o controle químico de doenças e pragas pode ser feito com economia.
O evento é dividido em atividades teóricas e práticas. Para abrir o dia, os citricultores assistem a palestra “Manejo regional de doenças e pragas. A união vence o greening”, que destaca as vantagens de se fazer o manejo de doenças, especialmente o greening, de maneira conjunta e coordenada.
Os produtores também receberão informações atualizadas sobre o levantamento amostral de greening, que apontou que 38,8% dos talhões do parque citrícola de São Paulo apresentam a doença.
Após a palestra, os engenheiros agrônomos do Fundecitrus abordam temas referentes a agitação e distribuição de calda, economia na aplicação, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e descarte correto de embalagens.
Para se ter uma ideia da relevância do tema, estima-se que mais de 40% dos custos de produção de citros no Brasil estejam relacionados às práticas de pulverização para o controle de doenças e pragas de citros. A má regulagem e falta de técnica para a operação de turbopulverizadores têm feito com que os produtores usem volumes cada vez maiores de produtos, elevando os custos de produção.
O Dia de Campo é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições são feitas no local. A Capela das Piteiras fica na Rodovia dos Agricultores, que liga Mogi-Mirim a Artur Nogueira.
Até novembro, a equipe do Fundecitrus percorrerá propriedades de todo o parque citrícola do Estado de São Paulo. Para mais informações, basta entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800 11 21 55.
Confira os próximos encontros:
15/10 – Olímpia - Barraca do Bairro Santa Cruz
05/11 – Paranapanema
26/11 – Borborema