Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus Podcast recebe o gerente-geral da instituição, Juliano Ayres

O último Fundecitrus Podcast de 2023 recebeu Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus. Em bate-papo com o jornalista Rodrigo Brandão, ele falou um pouco sobre os desafios encontrados ao longo do ano e trouxe perspectivas para 2024.

Ao falar sobre os aprendizados que trouxe o ano de 2023, Juliano citou o greening. Ele acredita que a doença está fazendo com que o citricultor se reinvente. “Tivemos, anos atrás, a situação sob controle, mas com essa resistência a alguns inseticidas adquirida pelo inseto, e também pela manutenção das plantas doentes em algumas regiões, vimos uma mudança na dinâmida da doença”, comentou.

Com muita experiência no ramo da citricultura, Juliano sabe que é fundamental haver um caminho para que no futuro se controle a doença. “Essa é a boa notícia, dentro de um cenário como esse, nós temos um diagnóstico correto dos motivos do crescimento da doença. Hoje podemos ver que o citricultor que adota um manejo mais consciente já consegue ver uma diminuição considerável da população de psilídeo”, destacou o gerente-geral do Fundecitrus.

A confiança de que a doença será vencida vem da própria experiência adquirida ao longo dos anos. Juliano viu muitas pragas que pareciam intransponíveis serem reduzidas a um problema muito pequeno. “É preciso olhar o passado e analisar os desafios que já foram superados, como o cacro cítrico, que era uma doença temida no mundo inteiro e a única forma de manejá-lo era com a erradicação, e hoje nós temos uma baixíssima perca de produção pela doença. Outro grande desafio foi a CVC, tivemos quase 46% de plantas com a doença a 15 anos atrás, e hoje temos 0,5%”, relembra Juliano.

Durante a conversa, Juliano afirmou também que desafios como esse só foram vencidos devido à ciência e ao comprometimento do citricultor. “Com todas as dificuldades, a citricultura está em pé, e isso é fruto da ciência, tecnologia e da postura do citricultor. Com o greening a gente precisa de uma estratégia coletiva, precisamos trabalhar no manejo, em pesquisas para redução de queda de frutos em plantas doentes, e também em uma solução que virá no médio e longo prazo, que é uma variedade de planta resistente à doença”, enfatiza.

Por fim, Rodrigo Brandão pediu para que Juliano deixasse uma mensagem final para o citricultor. “Minha mensagem é de otimismo, nenhuma cultura está remunerando mais por hectare do que a laranja. Citros é a principal fruta produzida no mundo, e o único país que está conseguindo sobreviver com o greening somos nós. O citricultor tem que acreditar no negócio e usar o conhecimento, saber aonde plantar e como cuidar do seu pomar. Hoje há escassez de laranja no mundo, isso é uma oportunidade com um risco. Nós estaremos sempre ao lado do citricultor. Seremos sempre um aliado, passando toda a informação para ele”, enfatizou.

A conversa completa você encontra no Fundecitrus Podcast, disponível no nosso canal do YouTube e nas principais plataformas de áudio.

Acesse e ouça:

https://pod.link/.../epi.../0a3e337bb23bb743e7381f6ebe680eeb

https://www.youtube.com/watch?v=J-Sf1P00UGg

Tags: Podcast