Fundecitrus Podcast fala sobre o Avalia Psilídeo
Ferramenta auxilia o citricultor a identificar os inseticidas com maior eficácia para serem utilizados no controle do inseto, com base em experimentos realizados pelo Fundecitrus
No 34° episódio do Fundecitrus Podcast, o jornalista Rodrigo Brandão recebeu os pesquisadores da instituição Marcelo Miranda e Wellington Ivo Eduardo. A conversa teve como tema principal o funcionamento do Avalia Psilídeo, ferramenta que está ajudando o citricultor a identificar os inseticidas com maior eficácia para serem utilizados em rotação no controle do inseto, com base em experimentos realizados pelo Fundecitrus.
Durante a conversa, o pesquisador Marcelo Miranda disse que a ferramenta é fruto de um trabalho que acontece a alguns anos. “A gente vem trabalhando nos últimos anos, junto com a equipe da ESALQ nesse tema da resistência, um problema muito sério da nossa citricultura. Essa plataforma vem justamente para complementar esses estudos de resistência, pois ele mostra de forma antecipada como está a tendência de controle de psilídeo nas diferentes regiões do estado”, comentou o pesquisador.
Marcelo também disse que a ferramenta repercutiu de maneira muito positiva no setor. “Conversando com pesquisadores de fora, eu ouvi que não existe nenhuma ferramenta no mundo que traga tanta informação, de forma rápida e assertiva para o produtor, e que o ajude na tomada de decisão na hora de escolher os produtos. No passado, a gente via que um produto, quando era eficaz no controle, controlava em todas as regiões do cinturão citrícola, e hoje a gente precisa tomar cuidado. E o Avalia veio justamente pra ajudar nessa tomada de decisão”, afirmou.
O pesquisador Welington Ivo Eduardo falou sobre a facilidade de acesso e utilização do Avalia Psilídeo. “É uma ferramenta fácil e intuitiva pra ser usada. Dentro do site do Fundecitrus, o citricultor já vai encontrar um banner com o nome da ferramenta. Nela, o que ele vai ver, é uma parte com a eficácia dos inseticidas, em que vai ver os resultados da quantidade de população em que aquele inseticida teve uma eficácia maior ou menor que 80%. Ali é possível filtrar esses dados, selecionando as regiões e os inseticidas no qual pretende saber os resultados. É possível ainda filtrar por grupo químico e por data de realização dos experimentos, assim sendo possível acompanhar se um produto está ou não perdendo eficácia ao longo do tempo”, explicou.
Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo a 34ª edição do Fundecitrus Podcast, disponível no canal do YouTube do Fundecitrus e também nas principais plataformas de áudio.