Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus Podcast fala sobre estudos de biotecnologia na citricultura

A edição 44 do Fundecitrus Podcast contou com a presença do pesquisador do Fundecitrus Nelson Wulff. O tema abordado foi a biotecnologia, área que recebe grande parte dos esforços e investimentos da citricultura, e que estão voltados para a mitigação da incidência do greening nos pomares do cinturão citrícola.  

Durante a conversa, Nelson explicou a biotecnologia está presente a muito tempo no dia a dia das pessoas, e citou a fermentação de massas como exemplo. “Além do pão, temos exemplos de aplicações muito práticas da biotecnologia na vida cotidiana. O uso da insulina, uso de vacinas, terapia gênica, isso para falar dos aspectos que influenciam o ser humano. Além disso, está constantemente presente nas culturas agrícolas, nos grãos, que foram inicialmente selecionados pelos homens, as melhores sementes, depois melhoramentos e mais recentemente as características que a biotecnologia coloca nesses cultivares”, detalhou o pesquisador.

Nelson explicou que existem estudos com biotecnologia realizados pelo Fundecitrus com o objetivo de ajudar o citricultor no combate ao psilídeo, mas que levará tempo para que as conclusões sejam mais claras. “A próxima fase será validar esses estudos em áreas maiores, áreas que tenham, por exemplo, 35 mil plantas. Ao mesmo tempo, nós temos que fazer o processo de tornar essa variedade disponível para o produtor, é um processo de desregulamentação”, concluiu.

A conversa completa você encontra no Fundecitrus Podcast, disponível no nosso canal do YouTube e nas principais plataformas de áudio.