Fundecitrus Podcast discute campanha “Zero e Dez” para intensificar o controle do greening

O episódio 56 do Fundecitrus Podcast fala sobre a campanha “Zero e Dez”, lançada recentemente para reforçar a necessidade de um manejo rigoroso do psilídeo e da eliminação de plantas doentes como forma de conter o avanço do greening. O tema é abordado pelo pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi e pelo engenheiro-agrônomo Éder Cardoso.
A ação é resultado da experiência acumulada ao longo dos anos de enfrentamento da doença e propõe um novo conceito: para alcançar a incidência zero de greening nos pomares, é preciso “tirar nota dez” em todas as práticas de manejo — desde o controle do inseto vetor até o uso de mudas sadias e a erradicação de plantas contaminadas.
De acordo com Renato Bassanezi, a proposta é clara e exige empenho total por parte dos citricultores. “Se zero e dez significa que, para se ter uma incidência zero do greening, é preciso fazer o máximo em todas as estratégias de manejo, não adianta fazer mais ou menos”, exclamou.
Ele também relembra outras campanhas realizadas ao longo dos anos, que contribuíram para orientar o setor. “Desde o início, o Fundecitrus desenvolve campanhas importantes para sensibilizar o citricultor e o setor como um todo. A gente aprendeu que só com ação coletiva, comprometimento e manejo bem feito é possível proteger a citricultura”, afirmou o pesquisador.
A nova campanha também busca sensibilizar produtores que estão em regiões mais recentes da citricultura, como Mato Grosso do Sul, Goiás e áreas de Minas Gerais, onde o desafio é estabelecer o manejo correto desde o início da atividade. Para Éder Cardoso, é essencial que o compromisso com o manejo seja adotado desde o planejamento da implantação dos pomares. “Esses produtores precisam implantar o manejo adequado antes mesmo da escolha da área. É necessário agir dentro e fora da propriedade, com a mesma mentalidade e o mesmo conhecimento”, destacou o engenheiro-agrônomo.
Éder ainda destacou que mesmo os produtores que estão tendo o primeiro contato com a citricultura devem adotar o mesmo padrão técnico de quem já atua no setor. “O citricultor que já atua na região e aquele que está chegando agora, vindo de outras culturas, precisam adotar o mesmo nível de manejo. A cultura é a mesma, então o conhecimento e o comprometimento também precisam ser os mesmos”.
O episódio completo do Fundecitrus Podcast você encontra no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.