Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus Podcast aborda avanços dos estudos com reguladores vegetais para mitigação dos sintomas do greening

A 42ª edição do Fundecitrus Podcast recebeu a pesquisadora da Universidade da Flórida (EUA) Tripti Vashisth e o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau. A edição trouxe como tema central os estudos em desenvolvimento para a identificação de reguladores vegetais que possam auxiliar na mitigação dos sintomas do greening e na redução dos impactos sobre a produção nos pomares, diminuindo a queda dos frutos.

Estudos de reguladores de crescimento têm sido objeto de parceria entre o Fundecitrus e a Universidade da Flórida (EUA). Vashisth, que lidera os estudos nos Estados Unidos, conta que todo o trabalho tem o objetivo de aumentar a produção de árvores de laranja afetadas pelo greening. “Um dos principais reguladores que temos trabalhado é o Ácido Giberélico. Ele é um regulador de crescimento natural e faz muitas coisas diferentes na planta, mas o principal efeito que vemos é que ele ajuda no crescimento de mais e melhores folhas. Sabemos que, para o greening, o tamanho da folha é um problema, pois ela dita o quanto de fotossíntese pode acontecer”, comentou Vashisth.

Outro ponto destacado pela pesquisadora durante a conversa foi a redução da queda de frutos na pré-colheita, outro ponto que, além de ser essencial para os produtores, é objetivo das atuais pesquisas. “Essa é uma grande preocupação para os produtores de citrus, porque são os frutos que estavam planejando colher. É uma perda visual para o produtor que já contabilizava aqueles frutos em sua colheita”, afirmou Vashisth.

O pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau destacou a importância da colaboração entre o Fundecitrus e a Universidade da Flórida (EUA). “Começamos no ano passado a realizar trabalhos e ensaios no campo para a avaliação desses reguladores em plantas afetadas pelo greening. Este ano, já temos mais dois resultados em campo, estabelecidos através dessa interação com ela, por meio de reuniões. Essa visita faz com que essa interação ganhe ainda mais força”, reforçou Behlau.

Você pode acompanhar mais detalhes dessa conversa assistindo e ouvindo o Fundecitrus Podcast, disponível no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.