Fundecitrus participa do 1º Seminário de Citricultura de Ibiá (MG)

O Fundecitrus participou, nesta quarta-feira (23), do 1º Seminário de Citricultura de Ibiá (MG) - Potencialidades da citricultura no Cerrado Mineiro, para debater a expansão e desafios da produção de citros na região.
O evento foi realizado no Parque de Exposições Manual Terra Cruz e reuniu mais de 200 pessoas, entre citricultores, técnicos e autoridades.
A citricultura tem se destacado na produção de frutas cítricas nessa região. É uma cultura promissora para o desenvolvimento econômico e social do município. A produção de laranjas pode gerar empregos, renda e oportunidades para os produtores locais, movimentando toda a cadeia do agronegócio. Por isso, o evento destacou os desafios da citricultura e a necessidade de conscientização para evitar o greening.
A engenheira-agrônoma do departamento de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus Verônica Kastalski foi uma das palestrantes do evento e falou sobre fitossanidade e manejo de pragas e doenças, ressaltando a importância de ações para combater o greening e fortalecer a citricultura. “Muitos produtores de cereais e café estão prospectando implantar pomares de citros na região do Alto Paranaíba. Sendo assim, é preciso discutir sobre os desafios fitossanitários que a citricultura enfrenta, principalmente o greening, pior doença da citricultura”, explica.
O seminário foi o primeiro evento sobre citricultura da região que possibilitou debater sobre tecnologia, expansão do setor e levar conhecimento sobre os cuidados preventivos para evitar a doença nos novos plantios. “É necessário que os produtores façam um manejo conjunto e adotem todas as medidas recomendadas para combater a presença do psilídeo, vetor do greening, para proteger a cultura que tem perspectivas de sucesso”, afirma a agrônoma.
O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Ibiá e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e contou com a parceria de diversas instituições do setor.