Fundecitrus participa de discussões sobre greening, em Piracicaba (SP)
O Fundecitrus participou, nesta quinta-feira (24/10), do 2º Workshop Pragas de Difícil Controle, organizado pela empresa SmartMIP, em Piracicaba (SP). O encontro contou com a presença de produtores, consultores e técnicos do setor para discussões sobre o manejo do greening e do psilídeo nos pomares de citros.
O pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi integrou a mesa-redonda “Desafios no manejo de HLB”, que trouxe discussões importantíssimas para contribuir com a mitigação da doença. “O greening é uma doença complexa, que cobra uma atuação em conjunto para que seu controle seja adequado, por isso a necessidade de discutir esses temas com o setor para que cada uma faça seu trabalho corretamente em nome da sustentabilidade da nossa citricultura”, diz Bassanezi. Na mesma discussão, o pesquisador e consultor do Fundecitrus, Silvio Lopes, também apresentou dados sobre a influência do clima na bactéria do greening.
O pesquisador Marcelo Miranda participou das discussões dentro da sessão “Atualidades no manejo de Diaphorina citri” e reforçou as medidas de manejo preconizadas pelo Fundecitrus e demais instituições de pesquisa para o controle do psilídeo, especialmente como forma de combater a resistência do inseto. “Nesse encontro debatemos temas importantes, entre eles a necessidade da rotação dos modos de ação dos inseticidas para o controle do psilídeo. Isso é fundamental dentro do manejo do HLB, especialmente para evitar o aumento populacional”, explica Miranda. Nas discussões, essa medida de manejo foi consenso entre os demais pesquisadores participantes. Cerca de 180 pessoas participaram do encontro.