Fundecitrus participa de cerimônia de 50 anos da Embrapa Cenargen
Na terça-feira (26), o Fundecitrus participou da cerimônia de 50 anos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF).
Na ocasião, o pesquisador e coordenador do Laboratório de Biotecnologia e Diagnóstico do Fundecitrus, Nelson Wulff, assinou um acordo de cooperação técnica entre o Fundecitrus e o Centro Nacional de Recursos Genéticos - Cenargen /Embrapa para um projeto que visa desenvolver soluções biotecnológicas para o controle do greening.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem atuado fortemente no intercâmbio e quarentena de germoplasma vegetal, contribuindo para o desenvolvimento e a sustentabilidade da agricultura nacional, inovação, competitividade e controle biológico de pragas, garantindo a continuidade dos programas de melhoramento genético.
Durante o evento, a presidente Silvia Massruhá destacou a importância da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia como uma Unidade de referência para pesquisadores, e enfatizou o orgulho da empresa por este Centro, que valoriza o patrimônio genético essencial para a sustentabilidade e inovação na pesquisa agropecuária. “A Unidade tem se destacado no avanço da biotecnologia, engenharia genética, controle biológico e biologia sintética, colocando o Brasil entre os líderes globais nessas áreas”, destacou.
O pesquisador e coordenador do Laboratório de Biotecnologia e Diagnóstico do Fundecitrus, Nelson Wulff, ressaltou a relevância da Embrapa para o avanço da citricultura brasileira. “O Cenargen viabiliza importantes soluções de pesquisa e promove inovações em ciência e tecnologia, além de beneficiar o desenvolvimento de uma citricultura sustentável”, explica.
O projeto é coordenado pelo pesquisador da Embrapa, Francisco José Lima Aragão, que é membro da Academia Brasileira de Ciência e da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas. Dentre os trabalhos, o pesquisador liderou o desenvolvimento do feijão geneticamente modificado e resistente ao mosaico dourado, vírus que ataca as plantações de feijão, e um estudo de uma cultivar de soja resistente a herbicida.
Cerca de 200 pessoas marcaram presença na solenidade do 50º aniversário da Unidade.
Da esquerda para direita: O presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica, Evaldo Vilela; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Lopes; o pesquisador e coordenador do Laboratório de Biotecnologia e Diagnóstico do Fundecitrus, Nelson Wulff; e o pesquisador e responsável pelo Laboratório de Engenharia Genética Aplicada à Agricultura Tropical da Embrapa, Francisco José Lima Aragão.
Assinatura do acordo de cooperação técnica
Crédito da foto: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia