Fundecitrus participa da 6ª Semana do Hortifruti e 7ª Festa do Pimentão, em Itápolis
Na última terça-feira (16), o Fundecitrus participou da 6ª Semana do Hortifruti e 7ª Festa do Pimentão na cidade de Itápolis (SP).
No tradicional evento da cidade, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento apresentou palestra sobre os fatores determinantes na evolução do greening nas diferentes regiões e perspectivas de novos plantios.
No passado, Itápolis foi conhecida como a capital nacional da laranja. Com a crise da época, os produtores rurais migraram para outras culturas, dentre elas, o cultivo de pimentão. A cidade se tornou referência na produção e comercialização de pimentão em estufa, atividade que fortaleceu a cadeia produtiva no município, transformou a vida de muitos produtores, trouxe rentabilidade, empregos e movimenta a economia da região. No entanto, os produtores rurais estão vendo uma nova oportunidade para a citricultura. “Os produtores têm interesse em voltar a plantar laranja. A citricultura não é a mesma de antigamente. Por isso, apresentei aos participantes os desafios com o greening e as principais ferramentas do Fundecitrus, inclusive o Alerta Psilídeo, que auxilia o produtor no monitoramento do inseto”, explica.
O engenheiro-agrônomo afirma, ainda, que Itápolis tem grande possibilidade para se desenvolver na citricultura novamente, mas isso depende de vários fatores. “Assim como o cultivo do pimentão, a laranja precisa de adoção de medidas eficientes, monitoramento e manejo adequado. O produtor precisa se atentar aos cuidados com as principais pragas e doenças dos citros. Itápolis, que foi uma das maiores cidades produtoras de laranja do país no passado, com a união dos produtores, tem potencial para voltar com a citricultura atuante e representativa na região”, afirma.
Participaram da palestra cerca de 40 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e profissionais do setor.