Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus participa da 47ª Expocitros e 43ª Semana da Citricultura

Pesquisadores e agrônomos da instituição reforçam campanha “Greening é coisa série” e a necessidade de ações urgentes para frear o avanço da doença e manter a fitossanidade dos pomares

O Fundecitrus estará presente na 47ª Expocitros - 43ª Semana da Citricultura, que será realizada em Cordeirópolis, de 6 a 9 de junho. Neste ano, o evento volta a ser presencial, ampliando a visibilidade e a oportunidades de novos negócios.

Além de um estande na área de expositores, o Fundecitrus participará do evento com palestras de pesquisadores e engenheiros agrônomos. As apresentações abordarão o cenário de riscos e desafios do greening no cinturão citrícola e também as outras pragas e doenças que atingem os citros e causam prejuízos aos citricultores.

No estande, os visitantes poderão conversar e tirar dúvidas sobre pragas e doenças e sobre as particularidades de suas regiões, além de adquirir materiais técnicos, como os recém-lançados “Pontos decisivos para o controle do greening" e "Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo".

Combate ao greening

Lançada pelo Fundecitrus no início do ano, a campanha “Greening é coisa séria” será o tema do estande, alertando sobre a importância do combate à doença.

O levantamento realizado em 2021 pelo Fundecitrus mostrou que o greening atingiu seu maior índice médio, 22,37%, com incidências críticas em diversas regiões, como Limeira (61,75%), Brotas (50,40%), Porto Ferreira (37,84%), Avaré (29,41%) e Duartina (26,15%).

Dessa forma, o objetivo é conscientizar sobre a atual situação da doença e a necessidade de ações urgentes.

Expocitros

Considerada a maior feira citrícola da América Latina, a Expocitros reúne, há mais de 40 anos, especialistas e profissionais da área, como produtores, administradores de propriedades, engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores, professores e estudantes e empresas do setor.

Confira as datas e horários das palestras do Fundecitrus:

- 08/06 - 14h: Levantamento e zoneamento de risco de HLB, com Renato Bassanezi

- 08/06 - 16h: Estratégias de controle do psilídeo, com Marcelo Miranda

- 09/06 -10h30: Manejo de pinta preta e cancro cítrico visando reduzir a queda de frutos, com Geraldo Silva Jr.

- 09/06 - 11h: Evolução da queda prematura de frutos de laranja no cinturão citrícola de São Paulo por fatores bióticos e abióticos, com Franklin Behlau

Confira a programação completa do evento: www.expocitros.com.br/.