Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus leva informações técnicas aos profissionais do setor na 48ª Expocitros - 44ª Semana da Citricultura

Na última semana, o Fundecitrus participou da 48ª Expocitros - 44ª Semana da Citricultura, realizada no Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM), em Cordeirópolis (SP).

Mais de 10 mil pessoas visitaram a maior feira citrícola da América Latina, como engenheiros-agrônomos, produtores rurais e de citros, técnicos agrícolas, professores, estudantes, pesquisadores e empresas do setor.

O Fundecitrus está sempre engajado com temas ligados à sustentabilidade, e neste ano não foi diferente. No estande da instituição o tema principal destacou as riquezas ambientais, econômicas e sociais do cinturão citrícola que é a principal região produtora de laranja e suco de laranja do mundo – e reforçou a importância dos cuidados fitossanitários na citricultura, do controle adequado e rigoroso das pragas e doenças dos citros, principalmente a conscientização sobre a atual situação do greening e a necessidade de ações para frear o avanço da doença.

Durante os quatro dias de evento, os visitantes puderam tirar dúvidas com os pesquisadores e engenheiros-agrônomos do Fundecitrus sobre as tecnologias desenvolvidas pela instituição para facilitar o trabalho no campo e a situação das pragas e doenças de suas regiões, além de adquirirem materiais técnicos, como os recém-lançados “Controlar o psilídeo é coisa séria”, “Perguntas e respostas sobre o manejo do greening” e “Guia de pragas e doenças”, um material prático e que pode ser levado no bolso.

Além disso, os pesquisadores do Fundecitrus Franklin Behlau, Marcelo Miranda e Geraldo Silva Júnior, e os pós-doutorando Deived Carvalho e Wellington Ivo Eduardo ministraram palestras sobre temas importantes da citricultura. 

Prêmio Engenheiro-agrônomo Destaque da Citricultura

Na tarde de abertura da semana de exposição o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda foi homenageado com o “Prêmio Engenheiro-agrônomo Destaque da Citricultura”. O reconhecimento foi concedido pelo Centro de Citricultura.

Marcelo Miranda é pesquisador do Fundecitrus desde 2008, coordenador da área de entomologia da instituição, desde 2017, e professor do curso de mestrado profissional de fitossanidade dos citros (MasterCitrus). É membro, também, do Comitê Técnico da ProteCitrus e do Comitê Tático do Greening. Ao longo da carreira, Miranda acumulou protagonismos em diversas palestras e eventos nacionais e internacionais e em dezenas de artigos científicos em revistas de relevância mundial. Sua principal linha de atuação está concentrada em trabalhos de ecologia e manejo integrado de insetos pragas dos citros com ênfase em insetos vetores de doenças.

Tags: