Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus lança Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo

O novo material reforça aos produtores a importância da rotação de produtos no controle do greening

O Fundecitrus lança o Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo, material que tem o objetivo de ajudar o produtor no controle do inseto vetor do greening, destacando a importância da rotação adequada de produtos para evitar a seleção de psilídeos resistentes.

A resistência de insetos e ácaros a defensivos agrícolas pode comprometer a eficácia de produtos e, consequentemente, o controle da praga ou doença. Para evitar esse problema, a recomendação é realizar o manejo da resistência, por meio da rotação de produtos com, pelo menos, três a quatro diferentes modos de ação.

“A utilização de um mesmo inseticida de maneira repetitiva pode aumentar a proporção ou frequência de psilídeos resistentes em um pomar. Por isso, intercalar produtos com modos de ação diferentes é tão importante, pois os psilídeos que resistirem à aplicação do primeiro produto serão controlados pela ação dos produtos seguintes”, explica o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda.

Com o aumento significativo da população de psilídeos a partir de 2019 e, consequentemente, com o aumento da incidência de greening no cinturão citrícola observado em 2021, é preciso ter muita atenção ao manejo do inseto vetor da doença, alerta Miranda. “Uma das causas desse aumento populacional do inseto nos últimos anos foi o controle inadequado do psilídeo dentro da propriedade, devido, por exemplo, à frequência de pulverização insuficiente em pomares adultos, pulverização desuniforme ou insuficiente na copa e ausência de rotação de inseticidas. E além disso, as condições climáticas também estavam favoráveis à reprodução e dispersão dos insetos”, explica.

O Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo está disponível para download gratuito em: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/guia-de-rotacao-de-inseticidas-para-controle-do-psilideo-2022/100.

 

Tags: