Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus lamenta o falecimento de Walkmar Brasil

O Fundecitrus lamenta profundamente o falecimento de Walkmar Brasil de Souza Pinto, na madrugada desta quarta-feira (27). Uma das figuras mais ilustres da citricultura brasileira, Walkmar formou-se em engenharia agronômica, em 1969, pela então Escola Nacional de Agronomia, atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e dedicou sua vida à extensão rural e à transferência de tecnologia especialmente para pequenos e médios citricultores.

Deu início à carreira na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Logo depois, passou a ser responsável pela Casa de Agricultura de Américo de Campos (SP). Na década de 70, trabalhou na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da região de São José do Rio Preto e, mais tarde, mudou-se para Bebedouro para atuar na Casa da Agricultura. Somou conquistas, também, como membro da Comissão Técnica de Citricultura e da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nascido em Itatiba (SP), em novembro de 1942, Walkmar era conhecido pelo otimismo e sorriso no rosto ao compartilhar o seu extenso conhecimento sobre citricultura. “Meu pai tinha um coração enorme, muito conhecimento e experiência de campo e, o que é importante, muita humildade para passar isso adiante, sempre com paixão e dedicação”, comenta o filho Walker de Souza Pinto.

Segundo Juliano Ayres, diretor-executivo do Fundecitrus, Walkmar é uma perda irreparável para a citricultura brasileira. “Ele era um ser humano de caráter exemplar e um dos consultores mais brilhantes e conhecedores da área, que dedicou quase 60 anos da sua a vida a compartilhar sua sabedoria especialmente ao pequeno citricultor”, destaca.

Cumprindo o seu desejo expressado em vida, o corpo de Walkmar foi cremado em cerimônia íntima para a família e suas cinzas serão depositadas aos pés de uma laranjeira da fazenda de um pequeno citricultor, que ele orientou por muito tempo. Walkmar deixa esposa e quatro filhos.

Tags: