Fundecitrus faz reunião com novo secretário da agricultura sobre parcerias e fitossanidade da citricultura
O presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, e o gerente geral da instituição, Antonio Juliano Ayres, reuniram-se com o novo secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Arnaldo Jardim, nesta quarta-feira (21), para tratar de parcerias entre os dois órgãos e das demandas dos citricultores.
Entre os assuntos tratados estavam as mudanças na normativa de cancro cítrico para retirar algumas punições impostas aos citricultores, propostas para incrementar o combate ao HLB (greening) e a parceria para a realização da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES).
O presidente do Fundecitrus também alertou sobre o risco fitossanitário que representa os pomares de citros abandonados, que servem como fonte de contaminação de doenças e criadouros de pragas que podem migrar para pomares produtivos e sadios.
O secretário afirmou que tem muito interesse em reforçar a parceria com o Fundecitrus, sobretudo na área de pesquisa. "Quero dar mais ritmo à Secretaria e aproximar o conhecimento do campo", disse.
A importância social e econômica da laranja para o estado do São Paulo, como uma das culturas que mais emprega, foi um dos pontos mais comentados na reunião. O secretário prometeu avaliar medidas que possam ajudar o citricultor no controle das doenças e se mostrou muito interessado em alternativas para incentivar o consumo de produtos de citros.
O novo secretário da agricultura, Arnaldo Jardim, é deputado federal e presidente do PPS paulista. Ele assumiu a SAA em 8 de janeiro, no lugar de Monika Bergamaschi.