Meu fundecitrus

Comunicação

Fundecitrus faz encontros técnicos em Limeira e Jales nesta terça-feira

Eventos orientam sobre os principais problemas fitossanitários de cada região

 
 

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) realiza dois encontros técnicos com citricultores.

 

Em Jales, a reunião ocorre no sítio Vista Alegre, no bairro Córrego do Coqueiro, a partir das 19h. O engenheiro agrônomo Jeferson Maurício Pereira irá responder às dúvidas e orientar sobre a forma de prevenção e controle da pinta preta, doença que tem aumentado na região, nos últimos três anos, além de passar informações sobre a melanose, doença que tem causado prejuízos aos produtores locais.

 

Durante a reunião, também serão passados os dados dos levantamentos de cancro cítrico e greening – duas graves doenças da citricultura -, realizados pelo Fundecitrus no segundo semestre de 2011.

 

Limeira

 

Em Limeira, o encontro será realizado em parceria com a Coopercitrus na igreja do  bairro Comunidade São Francisco, a partir das 19h30.

 

Entre os pontos da reunião está o aumento da incidência do cancro cítrico, apontado pelo último levantamento realizado pelo Fundecitrus. De acordo com o estudo, o índice da doença atingiu o recorde em 13 anos, chegando a 0,99% dos talhões do Estado de São Paulo. O número representa mais que o dobro de 2010, quando ficou em 0,44% dos talhões. Na região Sul, onde está localiza Limeira, o índice de contaminação é de 0,27% dos talhões.

 

Haverá ainda palestras sobre o bicho furão e mosca das frutas com o objetivo de ajudar os produtores a se prevenirem nesta época em que começa a maturação dos frutos e aumenta a incidência destas pragas.

 

As orientações serão passadas pelos engenheiros agrônomos do Fundecitrus Rodrigo do Vale Ferreira e da Coopercitrus de Limeira, Celso José da Silva.

 

O Fundecitrus disponibiliza cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, tecnologia de aplicação de produtos, de forma a economizar os custos de produção e fazer o manejo eficiente e responsável do pomar. Mais informações ou solicitações desses encontros podem ser feitas pelo telefone 0800 112155.

Tags: